segunda-feira, 24 de maio de 2010

Estudos apontam que interesse pela leitura entre os pequenos cresceu nesta década

Na semana da criança, livro é um presente que pode conquistar a garotada. O mundo das narrativas, as histórias e os enredos que revelam o papel da criança no planeta têm obtido cada vez mais destaque no currículo literário do público infanto-juvenil.



A pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2008, mostra que o índice de leitura entre crianças acima de 5 anos cresceu. Segundo o levantamento, a taxa de leitura por pessoa foi de 4,7 livros lidos por ano. Em 2000, foi apenas de 1,8 livro.

O estudo também aponta que a maioria das obras lidas foi indicada pela escola (incluindo os didáticos). Entre os gêneros preferidos pela garotada estão a literatura infantil e a história em quadrinhos. Outro dado interessante: crianças e jovens leem mais que adultos. Leitores entre 11 e 13 anos leem, em média, 8,5 livros por ano. Já entre as pessoas na faixa etária dos 30 anos, a taxa cai para 4,2 livros.

Um levantamento da Sondagem de Expectativas do Consumidor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado na última quarta-feira, dia 7, mostrou que a intenção dos pais é menor para comprar brinquedos e maior para presentear com roupas e livros. Este ano os pais estão sendo mais contidos no valor do presente, procurando coisas mais úteis e que se encaixem na condição financeira atual. O gasto desnecessário em momentos pós-crise é repensado e evitado.

- Dia das Crianças terá menos brinquedos e mais presentes úteis, mostra FGV

- Normas para acesso de crianças à educação especial estão no Diário Oficial

Livros são uma opção barata e acessível a todos os tipos de bolso, além de ser a porta de entrada para o mundo da escrita. A Editora Elevação tem um vasto catálogo de livros que divertem e educam. A exemplo do que ocorreu durante a 14ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro: o estande da editora ficou repleto de estudantes em busca das novidades. Meninos e meninas conferiram as coleções infantis do Selo Soldadinhos de Deus, com a Coleção
Os Milagres de Jesus, que apresenta uma mensagem didática e com Espiritualidade Ecumênica.

A aluna do Centro Educacional, Cultural e Comunitário José de Paiva Netto, no Rio de Janeiro, Rhaíssa da Silva Ferreira, 11 anos, diz que sempre vai à biblioteca da escola à procura de livros: "Gosto de ler porque faz bem para o nosso dia-a-dia, e quando a gente crescer, vai ajudar a gente a ser alguém na vida".

Já Bruna Liliane Abrantes Ferro, 11 anos, leu todos os livros da Coleção
Os Milagres de Jesus. "Gostei muito da coleção porque contam a vida do Cristo Ecumênico de maneira que todas as crianças entendem. Sou leitora do escritor Paiva Netto também, porque as palavras que el
e coloca nos livros são fáceis de entender, tem sempre uma explicação".

A mãe de Rodrigo, de 7 anos, Bete Queiroz, aprova o hábito da leitura desde cedo. "Nós gostamos muito de ler, a gente acredita nisso como uma ajuda na formação da personalidade das crianças. E livros com fundo moral elevado ajudam muito a gente na educação, com a responsabilidade que temos como pais".

Um dos títulos favoritos do pequeno Rodrigo é a
Formiga Preguiçosa, do selo infantil da Elevação. "Ele viu o livro e ficou pedindo: 'Mamãe, quero voltar lá para conhecer essa história. Todas as formigas são trabalhadoras, e essa não'", contou a mãe, que também disse ter ficado curiosa.



Na era do conhecimento, mais do que nunca, os livros educativos proporcionam à criança a oportunidade de desenvolver a criatividade e aperfeiçoar a escrita. O catálogo completo das obras infantis da Editora Elevação está disponível no site
www.elevacao.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário